• LatinoSBP

Sistemas de Bicicletas Compartilhadas: um panorama da América Latina

Atualizado: Ago 21


Todas as evidências globais sobre desenvolvimento sustentável sugerem estimular o uso da bicicleta como ferramenta para a promoção de cidades mais inclusivas, saudáveis e seguras.


Desde as holandesas “white bikes” dos anos sessenta até os atuais sistemas de bicicletas compartilhadas com estações funcionando a energia solar, os benefícios desse modo de transporte são perceptíveis em todas as experiências observadas.

Buscando tais vantagens, diversas cidades da América Latina têm implementado estes sistemas, o que representa avanços quanto à promoção dos transportes ativos. Frente a este desafio, a coleta de dados sobre os sistemas de bicicletas públicas, e o monitoramento deles, nos permite entender e reconhecer suas particularidades, possíveis sucessos e potenciais desafios.

Dessa forma, a LatinoSBP apresenta o “Relatório Anual 2019: Sistemas de Bicicletas Compartilhadas na América Latina”, um estudo que revela um panorama completo dos sistemas ativos durante o mês de dezembro de 2019 e, disseminando os dados e as informações adquiridas, visa estimular novas ideias e projetos.



Os resultados do estudo apontam um crescimento acentuado nos últimos dois anos no número de sistemas na América Latina, tendo Brasil, Colômbia e México como destaques com mais sistemas ofertados. Até dezembro de 2019, a região contava com quase 41 mil bicicletas em operação e cerca de 3 mil estações. A maioria dos sistemas com estações são financiados por recursos públicos, todavia, também há uma quantidade significativa que conta com recursos privados vindos de setores da saúde privada e/ou financeiro.

Com os novos desafios colocados pela pandemia da #COVID-19, os sistemas de bicicletas compartilhadas ganham mais importância como estratégia para locomoção segura em curtas distâncias. Considerando isto, este primeiro relatório representa um grande esforço em coletar, sistematizar e converter os dados do dinâmico ecossistema das bicicletas compartilhadas em informação aberta, como uma forma de auxiliar na melhoria dos serviços oferecidos pelo governo, indústria, organizações e sociedade civil.

Convidamos você a acessar o material completo, assim como o mapa criado com a base de dados do estudo com a localização dos sistemas de bicicletas na América Latina. Aproveite!





Saiba mais:

Relatório Anual 2019: Sistemas de Bicicletas Compartilhadas na América Latina

Mapa Sistemas de Bicicletas Públicas Latino-americanos - Versão Beta


Acompanhe nossas redes para ter acesso a mais conteúdos sobre bicicletas compartilhadas na América Latina!


#LatinAmerica

#BikeSharing

#OpenKnowledge



0 visualização

© 2020 by LatinoSBP. Proudly created with Wix.comTerms of Use  |   Privacy Policy

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White Facebook Icon